Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Instalação de Painéis Solares Residencial

Técnico

Instalação de Painéis Solares Residencial

Escrito por em abril 5, 2019

Os proprietários de imóveis residenciais podem se beneficiar da energia solar instalando-a diretamente em sua propriedade, geralmente com um sistema no telhado ou no solo. 

De fato, a maioria das instalações solares no Brasil estão em propriedades residenciais.

Os sistemas residenciais de painéis solares são menores que as instalações solares comerciais / industriais ou em escala de serviços públicos, e os próprios painéis também são menores em tamanho. 

Um sistema solar residencial típico pode estar na faixa de 5 a 15 kilowatts (kW) de potência geradora, mas esse sistema solar residencial em especial pode ser grande ou pequeno demais para sua casa, dependendo do uso de eletricidade.

A energia solar residencial é considerada “geração distribuída”, significando que a energia produzida pelo sistema é usada no ponto de geração ou perto dele. 

Os projetos de geração distribuída residencial, como o telhado ou o sistema solar montado no solo, são normalmente conectados à rede elétrica local. 

Isso permite que os proprietários de imóveis residenciais aproveitem a medição retroativa, uma política que permite que os clientes de energia solar enviem eletricidade não utilizada de volta à rede para obter um crédito monetário.

Como Funciona a Medição Retroativa?

a medição retroativa  é um incentivo solar que permite enviar eletricidade solar em excesso à rede em troca de créditos de eletricidade. 

Se você usar mais eletricidade no sistema do que seus painéis solares geram, você pode usar esses créditos para reduzir a eletricidade necessária para ser comprada da concessionária. 

A medição líquida permite que os proprietários com energia solar aproveitem ao máximo a energia produzida pelo sistema, já que a produção e o uso podem variar com a sazonalidade.

Instalações solares residenciais: rooftop ou ground mounted?

Um sistema solar residencial é instalado no topo de um telhado ou no solo. Embora os sistemas de cobertura sejam muito mais comuns, há vantagens em sistemas solares residenciais montados em solo em situações específicas. 

Uma das principais razões para instalar um sistema montado no solo é devido à falta de espaço adequado no telhado. 

Se seu telhado estiver parcialmente sombreado, velho, danificado ou interrompido por claraboias e outros obstáculos, pode não haver espaço para instalar painéis solares suficientes para gerar uma quantidade necessária de energia.

Instalações de telhado são mais populares para compradores solares residenciais por várias razões. Por um lado, os sistemas de telhado não ocupam espaço valioso de propriedade. 

A instalação de painéis solares nos telhados usa imagens quadradas ensolaradas que, de outra forma, não são utilizadas. O

s sistemas de telhado também são mais baratos do que uma instalação montada no solo de tamanho similar. Isso se deve ao equipamento adicional de montagem e estante necessário para a instalação no solo.

Formas alternativas para instalar sistemas residenciais de painéis solares

Enquanto os sistemas de rooftop e ground-mounted são os tipos mais populares de instalações solares residenciais, existem alternativas. 

Em qualquer lugar onde o sol bate é um local possível para uma instalação de painéis, e outras estruturas além do telhado de uma casa podem ser equipadas com painéis.

Para propriedades residenciais com um telhado de casa mal adaptado para a energia solar, existem várias outras maneiras de instalar painéis solares. 

Estruturas como gazebos, coberturas de pátio e galpões podem ser equipadas com painéis solares sem sacrificar qualquer espaço no solo. 

Pode haver custos adicionais associados a estruturas de tetos não residenciais (como estantes extras para inclinar painéis para o ângulo correto), mas se você estiver instalando em uma estrutura existente, os custos provavelmente serão comparáveis ​​a uma instalação solar padrão no telhado. 

Claro, se você não tem uma estrutura existente para instalar esses painéis solares, os custos adicionais de construir um novo gazebo ou galpão para hospedar os painéis solares devem ser levados em conta em suas projeções de custos e economias como você considerando a instalação de energia solar.

 

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Instalação de Painéis Solares Residencial”

Urias Francisco Gomes

E uma Área de meu interesse porque durante o meu curso de eletricista recebi noções de como trabalhar com a energia produzida pelos painéis mais não nada sobre a instalação deles e eu gostaria de saber trabalhar com as duas a energia tradicional e a sola vender material e instalar para o cliente. Tenho conhecimento de técnicas de vendas e oratória acredito que para área comercial o que sei da começar. De imediato o que me falta é dinheiro.