Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Energia Solar e Coronavírus : Como o Mercado Fotovoltaico pode ser impactado pela COVID-19

Investimento

Energia Solar e Coronavírus : Como o Mercado Fotovoltaico pode ser impactado pela COVID-19

Escrito por em março 24, 2020

Você provavelmente deve estar se perguntando como o Mercado de Energia Solar Fotovoltaica está sendo impactado pela Pandemia causada pelo Novo Coronavírus.

Ou se esse é um bom momento para investir em um Sistema Fotovoltaico. 

São muitos questionamentos como: Quais são esses impactos? Já existe alguma previsão de dados de crescimento ou decrescimento? Como está o mercado atualmente?

Para que você não fique de fora do que está acontecendo no Brasil no setor fotovoltaico e tire essa dúvidas, acompanhe este artigo que eu explico mais detalhes. 

Os Impactos do Novo Coronavírus

Mesmo com tantos crescimentos do setor, nos últimos meses os Mercados Mundiais vêm sendo afetados pela Pandemia causada pelo Novo Coronavírus, o COVID-19. 

O surto deste vírus tem atingido  o Mercado de Energia Renovável, visto que inúmeros equipamentos fotovoltaicos são importados da China.

Uma grande preocupação surgiu, devido ao fato de as contaminações terem começado na China, paralisando inúmeras fábricas e fechando fronteiras. 

Tudo isso vem contribuindo para diminuir o fluxo de equipamentos, serviços e pessoas dentro e fora do País Chinês. 

Algumas empresas fabricantes como a Trina Solar e incorporadoras como a Manila Electric já informaram as possibilidades de atrasos em produção e projetos fotovoltaicos. 

Fabricação de Painel Fotovoltaico
Fonte: Cerne

De fato, todos esses aspectos podem culminar em um desaceleração da implantação desses sistemas globalmente. 

Mas calma que, diversas são as análises que estão sendo feitas pelas Empresas no Brasil de Energia Renováveis. 

No Brasil o surto ainda está no começo e ainda há muitas avaliações a serem feitas para se constatar dados reais dos impactos que toda essa crise mundial econômica vai causar no setor produtivo de Energia Solar

De fato muitas fábricas na China desses equipamentos solares estão paralisadas e algumas estão operando com uma capacidade bem menor. 

É possível que por exemplo ocorra diversos atrasos e desabastecimentos de Kits Fotovoltaicos no país de que vem da China.

Kit Gerador Solar
Fonte: Energia Total

Com certeza, a preocupação é grande, devido à variações de preços e diversas dúvidas do que ainda está por vir com o Coronavírus.

Uma pesquisa recente da Empresa Greener com os agentes de diversos ramos do setor e com a participação de mais de 500 empresas e obteve alguns resultados referentes aos impactos do Coronavírus.

Um dos dados levantados foi que dos participantes do questionários, 71% afirmam que tiveram negócios perdidos. Tanto pelo fato do cliente desistir diante da crise ou decidir adiar.

Além disso, foi notado por 83% dos participantes que houve uma redução da quantidade de interessados em ter um SFV.

Uma preocupação das Empresas do Ramo Fotovoltaico, ainda segundo essa pesquisa, é em relação ao valor do custo dos equipamentos.

Por conta da crise do COVID-19, o valor do dólar aumentou, tendo uma variação cambial que impacta encarecimento dos produtos. Em torno de 50% dessas empresas já estão notando essas diferenças.

De fato, são resultados bastante preocupantes. Entretanto, o Mercado de Energia Solar, embora vá ser impactado pelo Coronavírus, a tendência que ele cresça na matriz energética brasileira.

Visto que, além de ser uma tendência global, a busca por soluções de economizar a conta de energia e utilizar fontes limpas, é também uma procura no País. Com isso você pode ficar tranquilo.

Para os consumidores, o que pode ocorrer é um aumento da conta de Energia Elétrica devido ao isolamento que estamos tendo que vivenciar para conter o vírus. Contudo, o seu sistema continuará produzindo e abatendo sua conta de Energia

Mesmo com toda essa onda de incertezas, uma das coisas mais certas é a que fonte solar tem se mostrado uma alternativa muito importante em diversos países.

Vale destacar, que além dos problemas causados pelo Coronavírus, o projeto de mudança da Resolução nº482 ainda está acontecendo.

O que indica que muitos questionamentos sobre o desenvolvimento setor estão ainda sendo realizados, inclusive pela ANEEL, a Agência Reguladora do Setor Elétrico. 

Dados indicam que nos próximos anos o setor de energia solar vai crescer, contudo com a possibilidade de ocorrer uma queda nos próximos meses, por conta de mudanças na cadeia de produção do setor. 

Com essa queda, é possível que muitas empresas busquem peças solares em outros países, visto que existem diversos fabricantes de equipamentos pelo Mundo. 

Mas apesar de todas essas questões, existem estatísticas também positivas sobre o crescimento do Mercado Fotovoltaico no Brasil. 

Veja a seguir alguns dados desses estudos sobre a Geração Distribuída.

Últimas Notícias do Mercado Fotovoltaico

Como anda o Mercado de Energia Solar, mesmo com o impacto do coronavírus, você sabe?

Levantamentos realizados pela ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, indicam que só para Geração Distribuída desde 2012 já foram mais R$ 11,9 bilhões em incentivos no Brasil.  Sendo a fonte solar fotovoltaica 99,8% das conexões da GD. 

Pesquisas recentes da ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, mostram que já existem 201,3 mil usinas com a fonte solar conectadas na GD. 

Ou seja, isso mostra que cerca de 28,9 mil novas conexões foram feitas só nesses primeiros três meses do ano de 2020. Sendo por volta de um quarto da quantidade de conexões de 2019, que foram 114 mil conexões.  

Essas estatísticas informam também que o Brasil já atingiu mais 2,3 GW em capacidade instalada de sistemas de energia solar na microgeração e minigeração distribuída. 

Segundo também o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é previsto que até 2024 seja atingido cerca de 4,2 GW nas usinas no Brasil de geração fotovoltaica. 

Fonte: Full Circle

Em relação à quantidade de módulos fotovoltaicos importados, de acordo com o estudo Estudo Estratégico da Greener referente ao 4º Trimestre de 2019, o volume em 2019 foi de 4.143,4 MW para geração distribuída e centralizada.

Uma aceleração bastante significativa em realação a 2018. Nota-se que o 2º semestre de 2019 teve o maior volume de importações. Veja no gráfico abaixo esses valores.

Importação de Módulos Fotovoltaicos
Fonte: Greener

Embora toda essa crise gere preocupações diárias, os impactos de fato não vão ser perceptíveis do dia para noite, pois ainda existe diversos estoques de equipamentos fotovoltaicos. 

O que ainda permitirá a instalação de diversos sistemas e as vendas do mercado fluírem. 

Mas com certeza, é super importante que sendo uma tendência o crescimento do Setor Fotovoltaico, você fique atentos à mudanças e acompanhe de perto esses impasses desafiadores do Coronavírus na economia do Brasil e no mercado.

Comenta aqui nos comentários a sua opinião sobre esses impactos. Como você acha que o Mercado de Energia Solar vai reagir?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Replies to “Energia Solar e Coronavírus : Como o Mercado Fotovoltaico pode ser impactado pela COVID-19”

Carlos De Jesus Santos

Esse impacto do convid19 vai deiçar muitas empresas nu mundo falida infilimentes nos pais não está preparado

Thalita Soares

De fato, algumas empresas sofrerão esse impacto!! Mas depois o Mercado irá retornar as atividades.

José Carlos

Creio que haverá uma maior conscientização da população por energias renováveis e principalmente pela autonomia energética, pois ficara mais evidente a necessidade de se manter uma certa segurança nas questões de alimentação e o necessário para a sobrevivência nesse caso a geração da própria energia se torna necessário.

Thalita Soares

Excelente abordagem José, com certeza que possui um SFV está com vantagens em relação a economia de energia em um momento como esse de isolamento.

Marcelo

Acredito que logo teremos um reajuste de energia, e o povo vai procurar uma forma de economizar.
Acredito que ainda esse ano voltaremos com todo vapor!

Thalita Soares

Com certeza Marcelo! O Mercado vai voltar com todo vapor e mais forte, sem dúvidas crescendo nos próximos anos.

Ivanildo de Aguiar

Acredito quê esta pandemia está afetando todos nós, eu mesmo tenho alguns clientes quê eles mesmos me orientaram ficar em casa porquê na verdade todos nós estamos com medo desse vírus é muito sério! estou tentando usar a tecnologia e estou conversando com os clientes para não nus distanciarmos! quê Deus proteja todos nós!

Thalita Soares

Sem dúvidas Ivanildo, o impacto é imensurável! Mas tenhamos paciência que aos poucos a economia irá retornar!

Wanderlei Davi

Cisne Negro em todos os mercados, ou seja, eventos que acontecem que não controlamos. O que fazer no nosso setor SOLAR ? Nós adptar rapidamente e usar o tempo para nos qualificar ainda mais. O racional do setor diz que só vamos retornar o crescimento em 2020. Ass. Wanderlei Davi

Thalita Soares

Com certeza Wanderlei! A Qualificação nesse momento é essencial para se preparar para depois da Pandemia.

Agmaraes Rodrigues

Iniciante no ramo, sem vendas concluidas,mas na eperança de que tudo se fluirá com o tempo.material de muito informaçao obrigado.

Thalita Soares

Com certeza Agmaraes, com o tempo o mercado voltára e sem dúvidas irá expandir ainda mais.