Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Trabalhar ou Empreender com energia solar?

Carreira

Trabalhar ou Empreender com energia solar?

Pedro Vasconcelos
Escrito por Pedro Vasconcelos em fevereiro 14, 2019

Um pouco de contexto

O Sucesso da energia solar no Brasil tem sido tão grande nos últimos anos que muitos profissionais já não veem mais um emprego convencional de carteira assinada como a única opção.

O Incentivo aos microempreendedores e as pequenas e médias empresas também tem crescido e por isso muitos se perguntam: será que devo abrir minha própria empresa?

O que você vai aprender nesse artigo

Foi justamente para ajudar você a responder essa pergunta que eu decidi criar esse artigo. Nessa leitura nós vamos falor sobre:

  • Perfil de Empreendedor Solar
  • Perfil de Funcionário Solar
  • Descobrindo seu perfil
  • Principais atrativos e desafios de empreender no setor solar

Antes de tudo é importante que você saiba que não há um perfil melhor ou pior, muito menos o certo e o errado. Cada pessoa tem sua personalidade e aptidões próprias. São essas características que definem seu perfil de empregado ou empregador.

O termo empreendedor está muito em alta, talvez seja até uma moda devido ao status de “importância” que a palavra trás, mas de nada adianta empreender se você não tem o perfil.

Empreender geralmente é bem estressante para quem tem o perfil de funcionário, da mesma forma que trabalhar como empregado trás grandes insatisfações para quem é empreendedor.

Entenda agora a diferença entre os perfis de empreendedor e funcionário do setor de energia solar nacional.

Perfil de Empreendedor Solar

O profissional que decide tornar-se um integrador solar precisa, antes de tudo, ter um perfil de liderança, na qual seus sócios e colaboradores possam confiar. Em geral essas pessoas tem grande senso de iniciativa e disposição para correr riscos.

É fundamental que o empreendedor solar conheça o mercado de modo geral em todos os seus aspectos: legislativo, técnico e comercial. Essa visão geral será suficiente para guiar seu time e solucionar problemas quando necessário.

Para administrar um negócio como esse é preciso organização, autodisciplina, determinação e muita dedicação do seu tempo. A grande maioria dos donos de negócios como esse costuma trabalhar de 10 até 14 horas por dia e sempre que necessário abrir mão de finais de semana e longas férias.

Muitos funcionários acreditam que ser dono do seu próprio negócio é a solução para seus problemas financeiros pois teriam seu tempo “flexível”, tomariam suas próprias decisões e seriam seu próprio patrão. Mas a verdade não é bem assim.

Até mesmo o empreendedor solar tem seus patrões. Essa chefia é dividida entre seus fornecedores, sócios e clientes e é preciso ter uma boa relação com todas as partes para ter um negócio de sucesso.

Perfil de funcionário Solar

Não sei em que área você atua ou pretende atuar dentro da energia solar. Vamos supor que você seja um instalador. Continuaremos nossa conversa em cima dessa hipótese.

Um instalador de energia solar precisa ter um sólido conhecimento no manuseio, transporte, conexões e configurações dos equipamentos de geração de energia solar. Além disso ele precisa realizar comissionamentos e manutenção quando necessário. “E isso é tudo”.

Todos os problemas que venham a aparecer na instalação você vai precisar resolver juntamente com sua equipe. Se não resolver no mesmo dia, você vai para casa e no dia seguinte tenta novamente. Esse é o seu mundo.

No final do mês você sabe exatamente quanto irá receber de salário e não precisa se preocupar com as finanças dos seus outros colegas de trabalho. Chamamos isso de previsibilidade.

Uma pessoa com o perfil de empregado costuma se sentir incomodado com mudanças e tem uma postura mais cautelosa em relação a riscos, por isso prefere sua segurança financeira garantida mensalmente.

Funcionários, em geral, preferem executar planos do que desenvolver estratégias. Eles não precisam se preocupar ou interferir nos assuntos de outros setores, enquanto que o empreendedor precisa está atento a tudo que está acontecendo na empresa.

Apesar das diferenças, é importante que os funcionários sejam participativos e sempre mostrem disponibilidade para ajudar em outros setores quado necessário. Isso contribui para que você seja diferenciado e garanta sua posição por mais tempo naquela empresa.

Qual o seu perfil?

Conhecendo melhor a diferença entre empreender e trabalhar no setor solar, você já pode parar para analisar qual é o seu perfil.

Para ficar um pouco mais fácil elaborei algumas perguntas para você. Pense sobre questões rotineiras e sobre seus padrões de comportamento.

  • Costumo tomar frente de realização de eventos e atividades em grupo? Ou só ajudo quando me pedem?
  • Você elabora lista de tarefas para alcançar seus objetivos? Ou faz as coisas conforme elas vão aparecendo?
  • Será que tenho um perfil empreendedor?
  • Com o conhecimento que tenho hoje, seria possível começar meu próprio negócio
    de energia solar?
  • Sou um bom líder? Ou preciso de alguém para me ajudar?
  • Preciso de um sócio? Conheço alguém capacitado para trabalhar comigo em uma
    Sociedade?
  • Você é aventureiro? Ou prefere calma e tranquilidade?

Espero que essas perguntas ajudem você a refletir um pouco mais sobre seu perfil.

Para te ajudar mais um pouco eu descrevo logo abaixo os principais desafios e atrativos de se empreender no setor de energia solar.

Principais atrativos para empreender no setor solar no Brasil

  • Setor em constante ascensão;
  • Mercado gigantesco e ainda inexplorado;
  • Ótimo retorno financeiro;
  • Relativa Simplicidade de implementação;
  • Payback de curto prazo;

Principais desafios de empreender no setor solar no Brasil

  • Regulamentação ainda em ajustes;
  • Desafio na gestão de pessoas;
  • Mercado novo, grandes desafios;
  • Guerra de preços entre concorrentes;

E aí? Ser Empreendedor ou Empregado? Qual seu perfil? Fala pra mim aqui nos comentários.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Trabalhar ou Empreender com energia solar?”

Edmar Muniz da

estou entrando de cabeça, mas com ressalvas. esse mundo é fascinante estou aprimorando meus conhecimentos e me qualificando ao máximo para que tenha êxito no meu negocio, me falta muito ainda, mas estou correndo atrás. postagens como essa contribuem muito pra melhorar nosso conhecimento, parabéns!

Thalita Soares

Edmar, ficamos muito felizes com o seu feedback! Nosso objetivo é sempre ajudar a engrandecer os conhecimentos sobre o mercado solar. Desejamos que tenha sucesso na sua trajetória.
Se tiver alguma outra dúvida pode nos contatar que ajudaremos!! Nós temos diversos artigos diferentes para você aprender mais. Abraços.