Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
A verdade nua e crua sobre os integradores de energia solar que fracassaram

Carreira

A verdade nua e crua sobre os integradores de energia solar que fracassaram

Pedro Vasconcelos
Escrito por Pedro Vasconcelos em fevereiro 14, 2019

Um pouco de contexto

Trabalhar com energia solar não é para todo mundo, vou explicar por quê.

Desde 2012 o mercado de Energia Solar vem crescendo exponencialmente no Brasil e de lá pra cá CENTENAS de empresas fecharam ao mesmo tempo que outras centenas de empresas abriram.

Diante de tudo isso, diversas empresas continuaram firmes e fortes na corrida solar, algumas até com mais de 15 anos de mercado.

Você sabe a diferença entre as empresas que estão a mais de 10 anos no mercado e aquelas que não sobreviveram nem 1 ano sequer?

Talvez a primeira coisa que você possa pensar é que o Brasil não é um bom lugar para abrir negócio, ou que os equipamentos ainda são muito caros, ou mesmo que certas regiões não são atrativas para esse negócio. Mas a verdade é mais simples do que parece.

O motivo

Imagine o seguinte, se um experiente vendedor de carros populares for convidado para vender carros de luxo importados em uma outra empresa localizada em uma área mais nobre da cidade, você acha que esse profissional obteria êxito? Na maioria dos casos a resposta é não.

Esse vendedor já está acostumado a atender um certo público com necessidades diferentes dos compradores de carros de luxo. Ele já sabe a forma de falar, as objeções mais comuns e as principais características dos carros populares.

Em outras palavras esse vendedor não tem o perfil profissional necessário para aceitar o convite do novo emprego. E se ele realmente quiser essa oportunidade vai precisar ralar bastante para ter as características e ferramentas necessárias para ser bem sucedido.

É por isso que trabalhar com energia solar não é pra todo mundo e é também por isso que centenas de empresas fecharam nos últimos anos. O Motivo número 1 para boa parte desses negócios fecharem suas portas foi: PERFIL INADEQUADO.

Bons Profissionais com perfil técnico possuem experiência em dimensionamento, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos ou elétricos em geral. Após alguns anos trabalhando para uma boa empresa, decidem aventurar-se em abrir seu próprio negócio e por saber que dominam aquela ciência, acreditam que estão preparados.

A verdade é que abrir uma empresa vai muito além de conhecer as demandas técnicas, isso exige conhecimento em gestão, e é aí onde mora o perigo para os desavisados.

Agora não se engane, ao mesmo tempo que alguns técnicos aventuram-se no mundo empresarial, muitos empreendedores aventuram-se no mundo técnico e não tem problema algum. Como falei anteriormente um profissional completo precisa ter uma ampla visão do mercado e conhecer com profundidade os dois lados da moeda.

A solução

Felizmente acesso a informação já não é mais um problema atualmente. 

Hoje o desafio é saber filtrar toda essa informação disponível ao alcance de um clique. É justamente nesse filtro que eu e minha equipe trabalhamos, para que você tenha acesso a informação segura e qualificada. 

Se o seu perfil for técnico, sugiro fortemente conhecer nosso livro de Projetos Fotovoltaicos, ele te mostra como projetar sistemas fotovoltaicos do zero até a solicitação de acesso.

Agora se você tem um perfil comercial e quer dominar as técnicas e estratégias de vendas você deve conhecer a nossa 

Fórmula do Vendedor Solar.
Te vejo por lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Replies to “A verdade nua e crua sobre os integradores de energia solar que fracassaram”

Gilberto Machado Lumertz

Excelente matéria sobre como ter sucesso em uma empresa de energia solar ou outra empresa qualquer , conhecimento do mercado e conhecimento de administração foco e determinação para enfrentar desafios, muito bom parabéns

frederico Menezes

Concordo com as informações aqui expostos. Tenho o perfil técnico por experiencia a mais de 30 anos. Quero ser um empreendedor. Reconheço que preciso complementar este aspecto. Por isso estou nessa jornada.

Rubens dos Santos

A matéria é ímpar,

Da uma dica !!

Sou representante de uma empresa de energia solar, tenho mais de 20. Milhoes em orcamento é não fecho nada!!!

Aí vem aquela ansiedade !! O que estou fazendo de errado, o que está faltando!!

Quero acompanhar seu trabalho sempre

Obrigado

Thalita Soares

Rubens, nós que agradecemos sua confiança. Esperamos que seus negócios sejam um sucesso!

Carlos Roberto Bretin de Mello

A verdade nua e crua não é somente uma: são várias. Vão desde o alto valor do investimento que dificulta sobremaneira a sua popularização até as questões relativas à gestão técnica e administrativa. Soma-se a tudo isso a questão regulatória que no Brasil muda ao sabor do vento.
Por tudo isso, eu diria que empreender aqui, seja o setor que for, não é para qualquer um.

Thalita Soares

De fato Carlos! Empreender não é fácil, tem que buscar se informar, conhecer e ser diferente. São muitas verdades, não é mesmo?

Dougglas

Maravilha! Excelente matéria! Parabéns.

Thalita Soares

Obrigada Dougglas, agradecemos o seu feedback!

Rydalto Rezende

Bom dia
este comentario e interessante.
parabens

Thalita Soares

Agradecemos o seu feedback Rydalto.

MARCIO CARREIRO

boa noite,sou eletrotécnico e trabalho na área elétrica desde 1993 até o momento atual,atuo em outras áreas como refrigeração,cameras e outros.me interessei por trabalhar com montagem de paineis eletricos e fotovoltaico,só que no exato momento os cursos estão caros e não estou tendo condições de fazer o curso por estar desempregado,assim que deus me permitir fazer o curso eu vou fazer,gostei muito dessa área de energia solar.

Thalita Soares

Prezado Marcio, a área de energia solar é um mercado vasto, com excelentes oportunidades, com certeza você irá se encontrar nesse setor. Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco que poderemos ajudá-lo. Abraços e muito sucesso.

Jackson Luiz Braga

Visao muito superficial.
E o modelo de negócio mostra viabilidade?

Thalita Soares

Com Certeza Jackson!!

Carlos Leal

O investimento para o comprador é de alto custo. Ele tem que aplicar mais de 60 vezes o valor da sua conta de energia mensal para instalar um gerador solar. Tentei vender geradores de energia solar para comércio e residencias. Sem sucesso. Em áreas rurais, onde as concessionárias tem atendimento deficiente deve ser mais fácil achar interessados. Na cidade quem tem dinheiro para investir acha muito caro e prefere aplicar em outras alternativas com rendimento a curto prazo.
Quase todos os componentes vem da China. Porqué o preço no Brasil sempre tem que ser salgado para o consumidor? O vendedor subestima a capacidade de raciocínio do comprador quando sugere financiamento e parcelamento para pagar num prazo maior, porém o preço continua lá encima.
Se o Dolar aumenta, o preço também aumenta…Nunca vi um vendedor de placas oferecendo desconto.!
Só sobrevive nesse mercado ate hoje é quem oferece algúm serviço de graça.

Thalita Soares

Por conta que o Mercado de Energia Solar ainda é recente no Brasil, ainda há muitos ajuste realmente a serem feitos Carlos. Mas existem muitos integrados que estão desenvolvendo diversas vendas. Assim é necessário que se busque capacitar e se especializar para ser um integrador de sucesso. Caso você queira aprender mais sobre vendas e conseguir fechar seus geradores de energia, pode tá participando do nosso Workshop de Vendas. Segue o link: http://workshopsolar.com/

Francisco Duarte

Boa noite gostei muito estou tentando entrar no setor solar e acho muito difícil por conta do preço muito alto.obrigado

Thalita Soares

Compreendo Francisco, alguns preços ainda estão altos. Mas hoje existem diversas linhas de créditos para investimentos de SFV.

Sergio Mathias

Foi um bom texto, o que falta é o planejamento e a paciência para esperar o resultado. Hoje quem abre um negocio e investiu dinheiro de imediato quer o retorno de imediato e isso nao acontece.

Thalita Soares

Sem dúvidas Sergio! Ótima Colocação!