Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como fazer seus primeiros 100 mil reais com energia solar em 31 dias

Outros

Como fazer seus primeiros 100 mil reais com energia solar em 31 dias

Escrito por em agosto 19, 2021

O mercado de Energia Solar vem crescendo exponencialmente no Brasil devido a diversos motivos que vão desde medidas governamentais que incentivaram o mercado até fatores climáticos.

Muitas pessoas tem interesse na área e querem começar a vender Energia Solar, porém não sabem como ou fazem de forma pouco efetiva e isso acaba gerando certa frustração.

Por isso hoje trouxemos alguns importantes pontos para te ajudar a faturar os seus primeiros 100 mil de faturamento em Energia Solar. 

Os Bloqueadores

Antes de começar, é necessário entender que existem bloqueadores que impedem o seu crescimento na Energia Solar e muito possivelmente você pode estra sofrendo com um deles.

Bloqueadores:

  • Não dar o primeiro passo
  • Vender sem método ou estratégia
  • Não conseguir se diferenciar
  • Não saber converter orçamento em venda
  • Tentar muito, mas não conseguir vendas
  • Não saber apresentar uma proposta comercial

É importante que você reflita sobre cada bloqueador e como eles podem estar afetando o seu desempenho.

Fundamentos da Energia Solar

Para começar a vender é preciso que você conheça os Fundamentos da Energia solar, são eles:

  • Triângulo Solar: O Triângulo Solar é baseado em três pilares que são a base da Energia Fotovoltaica:
    • Pilar técnico: Entender o processo que acontece para a captação e transformação da energia solar. Energia fotovoltaica não é algo simples, por isso é preciso ter uma visão geral sobre o assunto para que o projeto ocorra de maneira segura.
    • Mercado e Normatização: Para entrar no mercado você precisa saber quais legislações atuam sobre ele, por exemplo, no caso da energia solar a principal é a RN 482. Além disso, também é importante entender quem são os players do mercado, quem são os agentes que fazem ele acontecer, na energia fotovoltaica temos o fabricante, o distribuidor e o integrador que é responsável por fazer a ponte entre os participantes desse nicho, desde o cliente até o distribuidor
    • Pilar comercial: Essa é a parte de fazer a empresa funcionar, de nada adianta entender tudo sobre Energia Solar, mas não conseguir manter sua empresa financeiramente saudável. Por isso, você deve estudar sobre comercial e vendas.
  • Oportunidade de mercado: Após entender sobre o triângulo é preciso enxergar a oportunidade de mercado na qual está inserido o nicho de Energia Fotovoltaica. Em tempos onde os processos estão cada vez mais automatizados, o uso de Energia aumentando e o preço cobrado disparando é aí que você consegue mostrar para o cliente o benefício que instalar Energia Solar irá trazer para ele no longo prazo.
  • Dominar o Triângulo: Você deve dominar o triângulo solar e usá-lo a seu favor de forma efetiva, para isso utilizamos a técnica EMP:
    • Estudar: Para dar vida à sua ideia é necessário estudar, desde os pilares que foram citados anteriormente até assuntos mais avançados, sempre de forma contínua. Entretanto, não basta apenas estudar, ao passo que você busca conhecimento também é preciso que você o aplique.
    • Modelar: Buscar negócios de sucesso, analisar e extrair pontos positivos e se inspirar para modelar ao seu negócio. Com certeza alguém já esteve na mesma situação que você e conseguiu contorná-la!
    • Praticar: Essa é a hora de sair do mundo das ideias e colocar em prática o que foi planejado.

Jornada do empreendedor solar

Essa parte está mais ligada para a sua formação como empreendedor de Energia Solar do que com a busca pelo 100K Solar, mas é importantíssimo que você saiba.

  • 1° etapa: Saber onde está pisando. Para que você obtenha sucesso é necessário que você saiba o que está fazendo, esse tópico está intrinsecamente ligado ao primeiro passo que vimos, é necessário estudar e de fato conhecer qual rumo você está seguindo e que tarefas terá nele.
  • 2° etapa: Criar o seu negócio. Para iniciar seu negócio, é preciso saber o que fazer antes, durante e após criar o seu negócio. Para que você entenda o que fazer, é primordial você descobrir qual o seu perfil, pois dessa forma você conseguirá saber onde desempenha melhor, qual o melhor modelo de negócio para sua empresa e em quais pontos precisará buscar pessoas mais qualificadas.
  • 3° etapa: Plano de ação. Depois de concluídas as etapas anteriores, chegou a hora de adotar sua estratégia, definir como você e sua empresa vão conquistar os objetivos e colocá-lo em prática.

As formas de vender

  • Forma SMD: Segura na Mão de Deus e vai. Nesse método o indivíduo não utiliza estratégias de vendas, ferramentas e nem busca parceiros para o seu negócio. Logicamente, esse caminho é muito arriscado e bem improvável que funcione de maneira regular.
  • Forma C e E: Consciente e Estratégica. Para que vender de forma aleatória se você pode trilhar um caminho mais seguro e bem mais abrangente. Esse método de vendas é dividido em 4 partes:
    • 1°: Preparação. Para fazer o seu primeiro 100k solar, será necessário definir um nicho. No início você precisará definir um mercado que você tenha certo conhecimento do perfil de comprador dele e começar a oferecer seus produtos estrategicamente todos os dias para os integrantes desse nicho.
    • 2°: Negociação. Essa parte é dividida em 4 fases: a preliminar, a investigação, a influência e o comprometimento.
      • Preliminar – A conversa preliminar é algo rápido, um bate-papo inicial com seu cliente para transmitir autoconfiança e deixar seu cliente à vontade para conversar com você.
      • Investigação – É na fase de investigação que você faz o cliente se convencer que precisa do seu produto, isso mesmo não é você que convence ele e sim ele que tem que se convencer. Para isso é recomendado usar o método de perguntas SPIN, Situação, Problema, Implicação e Necessidade. As perguntas de situação são para você entender qual o momento do seu cliente, com as de problema você compreende quais dores ele tem, as perguntas de implicação são para você saber, por exemplo, o que ele faria com a economia que a energia solar irá trazer para o negócio dele. Após fazer essas perguntas, chega na hora das perguntas de necessidade, perguntar para o cliente por que ele precisa do seu produto, com você tendo mostrado, através das perguntas anteriores, os benefícios para o negócio dele, ele mesmo se convencerá do porque precisa do produto.
      • Influência – Esse é o momento em que você fala e apresenta para convencer o cliente que você é o cara certo para vender a ele.
      • Comprometimento – Não seja apenas um enviador de propostas! Você tem que fazer o cliente passar por todas as etapas da negociação e isso só é possível com uma reunião, um bate papo, então é primordial que você consiga o comprometimento de uma reunião com seu cliente. Tendo feito isso o último comprometimento que obterá será o pagamento do seu cliente e a assinatura do contrato.
    • 3°: Execução. Esteja presente com seu cliente, apresente a instalação, seja prestativo.
    • 4°: Satisfação. Garanta a satisfação do seu cliente, acompanhe os ganhos dele nos três primeiros meses, entre em contato uma vez por mês. Isso é altamente necessário, pois a grande maioria dos novos clientes de energia solar vêm por indicação de clientes antigos.

Estratégia 100K Solar

Agora que você aprendeu como vender, chegou o momento de conhecer a estratégia para atingir o seu primeiro 100K solar atuando como gerente de projetos.

No 100K Solar você realiza apenas 20% do trabalho e delega os outros 80% por meio de parcerias. 

O que você precisa fazer é vender, a partir daí com seu time de instalação parceiro entregar o projeto e instalar na casa do seu cliente.

Etapas do 100K Solar:

  • Início: Prospectar clientes. Essa parte você aprendeu anteriormente na estratégia de vendas C e E. Nessa parte também é importante filtrar seus clientes e prosseguir com aqueles que realmente tem interesse, espaço e investimento para o projeto, esse cliente pode investir com dinheiro próprio ou pegar crédito em bancos com empréstimos ou financiamentos.
  • Meio: Elaborar orçamento e fazer o pitch de vendas.
  • Fim: Entrega do produto. Para essa parte você irá adotar parceiros e terceirizar as funções, desde instalação até projetista, dessa forma você consegue entregar projetos sem ter muitos recursos.

Recursos

Simples, você precisará apenas de um celular, WhatsApp e internet.

Após conseguir seu primeiro 100K solar, você não precisa permanecer nessa estratégia para sempre, depois de ganhar confiança e entender o mercado você pode abrir sua empresa e realizar mais funções.

Mãos à Obra

Agora que você já sabe como começar e qual caminho seguir, chegou a hora de por a mão na massa e começar o trabalho!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *