Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Você deve instalar baterias solares para uso doméstico?

Outros

Você deve instalar baterias solares para uso doméstico?

Escrito por em maio 23, 2019

A tecnologia de armazenamento de energia existe há décadas, mas as baterias solares usadas em sistemas domésticos de armazenamento solar são relativamente novas no mercado. 

Embora as baterias solares possam oferecer um benefício econômico significativo para os proprietários de imóveis em determinadas situações, seu preço significa que elas não fazem sentido financeiro para todos. 

Leia sobre o nosso resumo sobre o que as baterias solares podem e não podem fazer pela sua casa.

Os melhores usos para baterias solares

Quando você instala uma bateria solar  como parte de seu sistema de energia solar, você pode armazenar a energia extra que seus painéis solares produzem em casa, em vez de alimentá-los de volta à rede elétrica. 

Com as baterias solares, você maximiza sua capacidade de usar a eletricidade gerada por seus painéis solares no dia-a-dia. 

Durante os períodos em que você precisa de mais eletricidade do que os painéis solares estão produzindo (no final do dia ou à noite), você pode usar a energia solar armazenada.

Se você vai economizar mais dinheiro instalando um sistema solar de armazenamento, depende de como a concessionária de energia elétrica cobra de seus clientes. 

Nos estados com o sistema de compensação por crédito , você normalmente receberá um crédito em sua conta de luz por cada kilowatt-hora (kWh) de energia solar que você enviar de volta para a rede.

 Você pode usar esses créditos mais tarde quando precisar de mais eletricidade do que os painéis solares estão gerando. 

Para proprietários de imóveis nessa situação, a instalação de uma bateria solar não aumentará suas economias: a rede elétrica está proporcionando o mesmo benefício financeiro de uma bateria solar.

No entanto, algumas concessionárias de energia elétrica estão mudando suas tarifas de forma a tornar as baterias solares um investimento inteligente para os proprietários de residências. 

Se a política de tarifas do seu utilitário incluir qualquer um dos itens a seguir, o armazenamento de energia pode ajudar você a economizar mais com seus painéis solares.

Como as taxas de eletricidade do tempo de uso (TOU) afetam a economia da bateria solar

Se a sua concessionária tiver taxas de TOU, a taxa por kWh que você paga pela eletricidade mudará dependendo da hora do dia. A eletricidade vai custar mais durante as horas de pico, quando a demanda por eletricidade é alta, normalmente no final da tarde e à noite.

 As taxas de eletricidade são menores durante o dia, quando o uso de eletricidade doméstica é menor e os painéis solares são mais produtivos. 

Se a sua concessionária usa taxas de TOU, você pode se beneficiar do armazenamento de energia em casa usando a eletricidade de suas baterias solares durante os horários de pico, quando as tarifas de energia elétrica são mais altas.

Como as cobranças de demanda afetam a economia da bateria solar

Se a sua concessionária tiver cobranças de demanda para clientes residenciais, será cobrada uma taxa que muda dependendo da quantidade de eletricidade que você usa. 

A taxa pode depender da quantidade de eletricidade que você compra nos horários de pico, quando a demanda de eletricidade é mais alta. 

Também pode ser determinado pela quantidade total de eletricidade que você usa em um mês. Se o sua concessionária de energia usar taxas de demanda, você se beneficiará das baterias solares, pois poderá evitar uma taxa mais alta ao depender do sistema de armazenamento de energia.

Enquanto os encargos de demanda são mais comuns para clientes comerciais com grandes contas de eletricidade, alguns estados e empresas de serviços públicos estão considerando a adição de taxas de demanda às suas tarifas de eletricidade para motivar as pessoas a reduzir seu uso de eletricidade. 

Como os créditos reduzidos ou inexistentes de medição afetam a economia da bateria solar

Nos estados com sistema de compensação de créditos, você receberá um crédito por kWh igual ao custo da eletricidade em sua conta para a energia que seus painéis solares produzem. 

Por exemplo: se você pagar R$ 3,50 por kWh por eletricidade de sua concessionária, receberá um crédito de R$ 3,50 em sua conta para cada kWh de energia solar que seus painéis produzem e enviam de volta para a rede.

No entanto, em determinados estados, você receberá um crédito pela taxa de atacado ou “custo evitado”, que geralmente é igual à taxa que sua concessionária teria pago para comprar a eletricidade em outro lugar. 

Como resultado, o valor monetário de um kWh de energia solar que você usa em casa é maior do que aquele que você envia de volta para a rede. 

Por exemplo, se você pagar US $ 0,11 por kWh por eletricidade de sua concessionária, mas sua concessionária oferecer apenas um crédito de US $ 0,04 pela eletricidade enviada de volta à rede, sua eletricidade solar será de US $ 0,07 a menos se você não usar em casa. 

Nesses estados, a instalação de baterias solares faz sentido econômico porque você é capaz de maximizar o valor da energia que você gera em sua propriedade.

O que (a maioria) dos armazenamentos de energia solar não pode fazer: ser “off grid”

À medida que as tecnologias de armazenamento de energia chegam ao mercado, mais proprietários estão pensando em  “sair da rede” – cortando completamente sua conexão com sua concessionária de energia elétrica – com o uso de baterias solares.

 Embora existam certas situações em que sair da rede seja possível (ou mesmo necessário), a maioria das baterias solares não foi projetada para servir como sua única fonte de energia. 

Eles fornecem mais valor para o proprietário médio quando estão conectados à rede elétrica e devem ser considerados como um produto de armazenamento de rede solar.

Seus painéis solares produzirão mais eletricidade durante os longos dias de verão do que nos meses de inverno. 

Para sair completamente da rede, você precisará de um sistema de bateria que armazene quantidades significativas de energia extra nos meses de verão, para que possa atender às suas necessidades de eletricidade no inverno. 

Uma bateria solar doméstica típica, como a Tesla Powerwall, não é grande o suficiente para fazer isso – a maioria dos produtos disponíveis hoje é projetada para fornecer apenas algumas horas de energia para que você possa maximizar o consumo de eletricidade solar hora a hora.

Como a maioria das baterias solares domésticas no mercado só tem capacidade suficiente para algumas horas de eletricidade, uma única bateria não pode funcionar em uma casa brasileira padrão por vários dias. 

No entanto, eles podem fornecer energia de backup temporária. Eles também podem ser calibrados de forma que eles só energizem os essenciais no caso de um blackoute, o que pode estender sua utilidade. 

Se você realmente deseja sair completamente da rede, deve estar preparado para gastar muito mais dinheiro e reservar uma parte de sua casa ou garagem para um sistema de armazenamento de energia de várias baterias.

Me fala aqui nos comentários o que você achou da ideia de baterias e se pretende instalar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Você deve instalar baterias solares para uso doméstico?”

ORLANDO KUNIO ONISHI

Caro amigo, se compararmos a eficiência da produção da energia solar há 15 anos a diferença é brutal. Vejo em alguns canais de redes sociais tutoriais de como construir sistemas de produção domésticas de energias fotovoltaicas, no sistema “off grid”. Neste sistema também observo grande evolução, principalmente no sistema de armazenamento, até com a utilização de capacitores modernos e baratos.
Mas, aqui a minha dúvida é, o “off grid” não pode fazer porque é inviável ou porque a ANEEL não autoriza e consequentemente não homologa o projeto?

Thalita Soares

Olá Orlando, o Off-Grid é permitido sim, é um sistema autônomo. Sugiro que busque um projetista, pois cada projeto e análise é diferente.