Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Adicione uma bateria ao seu sistema de energia solar

Outros

Adicione uma bateria ao seu sistema de energia solar

Escrito por em maio 29, 2019

O mercado de armazenamento de energia doméstica como decolou nos últimos anos e os custos estão caindo rapidamente. 

Muitos proprietários e empresas estão pensando em adicionar um backup de bateria ao seu sistema de painéis solares.

Os benefícios de uma bateria doméstica podem ser grandes, especialmente se você tiver energia solar: você pode usar mais energia solar no local ou salvá-la para usar como energia reserva no caso de a rede cair. 

Se você tem taxas de tempo de uso (TTU) para sua eletricidade ou paga taxas de demanda mensais, pode até economizar dinheiro usando a energia da sua bateria quando as tarifas estão altas. 

Abaixo, você pode encontrar respostas para as quatro perguntas mais frequentes sobre a adaptação de um sistema de painel solar com uma bateria.

Quão difícil é adicionar uma bateria de reserva ao seu sistema de painel solar?

O nível de dificuldade associado à adição de uma bateria depende de o sistema do seu painel solar ter sido projetado com a intenção de adicionar armazenamento de energia posteriormente.

Se você tem um sistema solar “pronto para armazenamento” , você já tem um inversor que pode integrar facilmente uma bateria ao seu sistema de painéis solares. 

Nessa situação, uma bateria é relativamente simples de instalar e o processo de instalação não requer muito equipamento adicional.

Se o seu sistema de painel solar não foi originalmente projetado com a capacidade de adicionar armazenamento posteriormente, a instalação será um pouco mais complicada. Nesse cenário, você tem duas opções: uma solução acoplada ou uma substituição do inversor. 

Solução acoplada

Se você escolher uma solução acoplada de corrente alternada (AC), sua bateria é instalada com um inversor separado que é integrado ao sistema de energia da sua casa.

Se você instalar uma solução acoplada AC, poderá manter o inversor existente do seu sistema solar, o que pode economizar dinheiro antecipadamente. 

Você também pode ser mais flexível em termos do tamanho de sua bateria, em relação ao seu sistema de painéis solares. No entanto, a escolha de uma solução acoplada AC resulta em alguma perda de eficiência ao longo do tempo.

A maioria dos edifícios usa energia CA, mas seu sistema de painéis solares produz eletricidade em corrente contínua (CC).

 Quando o inversor do seu sistema solar converte a energia CC em energia CA útil, há uma pequena quantidade de eletricidade perdida no processo de conversão. 

Se você instalar um sistema de backup de bateria AC acoplado, haverá etapas de conversão adicionais. Como resultado, os sistemas acoplados AC são menos eficientes que os sistemas com um único inversor.

Algumas baterias vêm com um inversor embutido que pode ser instalado ao lado de seu inversor solar existente. Eles também se enquadram na categoria de uma solução acoplada AC.  

Substituição do inversor / solução acoplada DC

A alternativa para uma solução acoplada AC é substituir seu inversor solar existente por um que funcione com sua bateria. 

Os inversores precisam ser substituídos a cada 10 anos, portanto, se você tiver um sistema de painel solar com pelo menos cinco anos, talvez seja melhor pensar em trocar seu inversor existente por uma opção all-in-one como o Pika Energy Islanding. inversor .    

O principal benefício de uma solução acoplada DC é que seu sistema será mais eficiente – ou seja, perderá menos energia que seus painéis solares produzem durante o processo de conversão. 

No entanto, esta opção será mais cara na frente. Substituir seu inversor para acomodar uma bateria pode resultar em custos adicionais associados ao redesenho e religação do sistema.

Quais baterias solares são compatíveis com seus painéis?

Embora haja algumas exceções à regra, a maioria das baterias solares projetadas para uso em pequena escala são compatíveis com os sistemas de painéis solares existentes. 

A bateria que você escolhe para sua casa ou empresa depende do seu motivo para instalar um sistema de armazenamento de energia .

A maioria das baterias não pode levar sua casa totalmente fora da rede até o ponto em que você corta sua conexão com sua concessionária – elas simplesmente não oferecem armazenamento suficiente para alimentar sua casa por dias a fio, no caso de um longo período de nublado, chuvoso, ou tempo nevado. Se você quiser sair da rede com energia solar, precisará de muito mais capacidade de armazenamento.

Se o seu objetivo principal é ter algumas horas de energia de backup em caso de falta de energia, uma bateria maior como a Sonnen eco ou a bateria Pika Energy Smart Harbour atenderá melhor às suas necessidades. 

No entanto, se sua concessionária tiver taxas de TTU ou taxas de demanda, e seu objetivo for reduzir o consumo de eletricidade da rede quando as tarifas estiverem altas, você poderá escolher uma bateria menor, como o sistema de armazenamento Enphase.

Todo projeto de armazenamento de energia é diferente. Se você estiver interessado em adicionar uma bateria reserva ao seu sistema de painéis solares, compartilhe as especificidades do seu sistema, seu uso de eletricidade e seus objetivos de armazenamento com o instalador para determinar que tipo de sistema é mais adequado para sua casa. . 

Quanto custa o custo de instalação para uma bateria de backup?

Adicionar uma bateria ao seu sistema de painel solar é um processo relativamente simples em termos de instalação. 

Você pode pensar em instalar uma bateria como mais de um projeto elétrico, em vez de um projeto de cobertura.

Quando o seu sistema de painéis solares foi instalado, a empresa trouxe uma equipe de instalação para trabalhar em seu telhado.

Por comparação, as baterias são instaladas no chão, geralmente em uma garagem ou estrutura similar. São necessárias menos pessoas para concluir a instalação, e a logística do projeto é mais simples (seu instalador não terá que subir no telhado!). Ambos esses fatores reduzem os custos de instalação.

Assumindo que seu sistema de painéis solares está em boas condições de funcionamento e não há grandes atualizações a serem feitas, o custo de mão-de-obra para adicionar uma bateria não deve ser superior a 5 mil reais (isso depende do custo de um eletricista na sua região) ).

Se você também estiver substituindo seu inversor como parte da instalação, o trabalho levará mais tempo e custará mais.

Quem você deve contatar se o seu instalador não instalar o armazenamento?

O armazenamento de energia está crescendo em popularidade, mas ainda não é tão comum hoje quanto a energia solar. Muitos, mas não todos, instaladores solares instalam baterias. Se você entrar em contato com seu instalador e for informado de que ele não oferece armazenamento de energia, você tem algumas opções:

  • Peça ao seu instalador uma recomendação . É bom que você não seja o primeiro cliente que perguntou ao seu instalador sobre armazenamento. Eles são o primeiro lugar que você deve ir para descobrir outras empresas que oferecem opções de armazenamento em sua área.
  • Busque referências de amigos, familiares ou vizinhos. Referências são uma das formas mais comuns pelas quais os proprietários de imóveis encontram um instalador para um sistema de painéis solares. Se você conhece alguém que tenha instalado o sistema solar (ou, melhor ainda, instalou uma bateria), peça a recomendação deles. Mesmo que o seu instalador não ofereça armazenamento de energia, o instalador de outra pessoa o fará!
  • Encontre um instalador através das redes dos fabricantes de baterias.   Se você sabe que tipo de bateria solar deseja, pode ir diretamente ao fabricante e pedir ajuda para encontrar um instalador. A maioria dos fabricantes de baterias para sistemas de armazenamento doméstico possui sua própria rede de instaladores treinados para trabalhar com seus equipamentos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Adicione uma bateria ao seu sistema de energia solar”

Isaías Enoque Lopes Bastos

Excelente materiais apresentados pelo Instituto Solar. …Eu gostaria de baixar o Checklist 21 Dicas… Não estou conseguindo. …

Thalita Soares

Que maravilha Isaías que gostou! Fala com a gente no email para que possamos ajudar nessa questão do checklist.

Ulisses

Excelente. Mas preciso realmente dialogar com um Instalador para ver se tem condições de colocar bateria em minha casa , tendo em vista que, o meu projeto é on grid.