Apresentamos o passo a passo de como calcular o valor do Fio B para energia solar obedecendo às regras da nova lei 14.300. Entenda de uma vez por todas como funciona a lógica por trás da cobrança nova cobrança do Fio B.
O que é o Fio B?
Antes de calcular o valor do fio b, em primeiro lugar, tenha em mente que a tarifa de energia é a base para a fatura que pagamos todos os meses. É por ela que o consumo total é multiplicado, para saber o valor da sua conta.
A tarifa é dividida, primeiramente, em 2 partes. Uma delas se chama Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e outra Tarifa de Energia (TE).
O Fio B é parte da composição da tarifa de energia, mais especificamente componente da TUSD Esse, refere-se então ao valor pago para os custos relacionados ao uso do sistema de distribuição.
Dessa forma, ele está relacionado a todos os custos da utilização da infraestrutura da rede de distribuição da concessionária local até às nossas residências, comércios e etc. Este é calculado anualmente pela concessionária e revisado pela ANEEL.
Quer aprender como trabalhar com energia solar e quem sabe até mesmo construir (ou melhorar) seu negócio próprio? Clique no banner e inscreva-se no curso gratuito Como Viver de Energia Solar!
Mas afinal, por quê eu preciso saber calcular o valor do Fio B da energia solar?
Bem basicamente com a nova lei 14.300 as regras são outras.
O Fio B começou a ser cobrado em 2023, por isso é necessário compreender o seu impacto na tarifa de energia, para se posicionar e instruir seus clientes, caso você seja um integrador. Se você é cliente final, também é importante entender a participação do Fio B.
Tutorial: Como Calcular o Valor do Fio B para Energia Solar
Para se obter o valor do fio B sobre a tarifa (sem imposto) de energia você pode consultar o próprio site da ANEEL. Para acessar os dados basta clicar no menu do site, e acessar:
Assuntos >> Tarifas >> Relatórios e Indicadores. Siga o passo a passo abaixo:
1. Pesquisar o site da ANEEL.
2. Clicar no menu.
3. Acessar Assuntos >> Tarifas >> Relatórios e Indicadores.
Após isso, basta selecionar o campo Tarifas e clicar em Base de Dados das Tarifas das Distribuidoras de Energia Elétrica, onde é possível obter o relatório contendo os dado das Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), Tarifa de Energia (TE) e suas componentes tarifárias desde 2010.
4. Descer a página até encontrar o campo “Base de Dados das Tarifas das Distribuidoras de Energia Elétrica”.
5. Esta é a aba onde pode-se pesquisar os valores de TE e TUSD da sua concessionária de todas do Brasil (Sem impostos).
Ao acessar o portal de relatórios da ANEEL, basta clicar em “Componentes Tarifários”. Preencha o cabeçário com todos os dados da concessionária, grupo, subgrupo, modalidade e classe desejada.
6. Na aba abaixo é onde pode-se pesquisar os valores dos componentes tarifários separadamente.
7. Escolhemos a componente tarifária, neste caso, queremos a TUSD Fio B.
Para descobrir o percentual do fio B sobre a tarifa total também é simples. Você pode dividir o valor do fio B pela tarifa cheia e multiplicar por 100.
Vamos pegar de exemplo essa conta de energia:
Classe: B1 Residencial
Fornecimento: Trifásico
Tarifa TE com tributos: 0,38351 kWh
Tarifa TUSD com tributos: 0,53678 kWh
O valor do Fio B nós pegamos no site da Aneel como explicado acima.
Fio B: 283,15 MWh
Se percebe que o valor de fio B está em uma unidade diferente da tarifa da conta, para colocar na mesma unidade fazemos o cálculo de convenção.
Fio B em kWh = 283,151000=0,28315 kWh
Tarifa total=0,38351+0,53678=0,92029 kWh
Percentual do Fio B = 0,283150,92029100=30,77 %
Existem tabelas pela internet que imprimem os percentuais do fio B para cada região.
Entretanto, tendo em vista a alta variabilidade nos valores das componentes tarifárias em cada região, reforça-se a necessidade de análises caso a caso, considerando o perfil do consumidor, modalidade de compensação, potência instalada da usina, impostos e tarifas de cada área de concessão.
Quer aprender como trabalhar com energia solar e quem sabe até mesmo construir (ou melhorar) seu negócio próprio? Clique no banner e inscreva-se no curso gratuito Como Viver de Energia Solar!
Como podemos fazer a análise financeira de uma forma mais completa e rápida?
Usando a Planilha 3 em 1 você consegue cadastrar sua empresa, vendedor e cliente, esses dados irão automaticamente para a proposta.
O dimensionamento é feito na segunda aba depois de definido a potência dos módulos e o rendimento. Você pode fazer até tres tipos diferentes de dimensionamento.
Na aba de orçamentos é possível calcular o payback, a economia e o novo valor de conta depois de adicionado todos os custos do projeto.
Por fim é possível imprimir dois tipos de propostas diferentes com todos os dados cadastrados e calculados.
E pronto, em menos de 5 minutos você termina esse processo e agora é só enviar a proposta para o seu cliente e dar continuidade a suas negociações.
Através da Planilha 3 em 1, você vai alavancar suas vendas e atender seus clientes 3 vezes mais rápido!
Ficou curioso? Então clica aqui e veja mais detalhes no site da Planilha 3 em 1!
Marco histórico: Brasil alcança 32 GW de potência instalada na Energia Solar.
Zonder e Universidade do Integrador Abrem Vagas de Curso Gratuito de Energia Solar Fotovoltaica.…
Casal faz Sistema de Armazenamento de Energia Solar com Baterias de Notebook
3 Coisas que todo vendedor fotovoltaico deve Saber para vender mais
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Olá Rafael! A planilha está atualizada para a lei 14.300 sim!
Muito bom .
qual valor da planilha?
Olá, Marcelo! O valor da planilha você pode conferir no site: https://planilha3em1.com/
Excelente. Estou começando a me inteirar de energia solar, porque vejo a paixão do meu esposo pelo assunto. Ele vende energia solar. E eu também quero vender. Vou estudar e fazer o curso. Obrigada.
Olá Pedro!
Excelente!,conteúdo muito bom e de fácil entendimento.
Só pra saber?!…a planilha é calculadora é vitalícia?
Olá, tudo bem?
Ficamos felizes que gostou do conteúdo!
Uma vez adquirida a Planilha, você pode usá-la pelo tempo que quiser. Mas para receber as atualizações da Planilha bem como ter acesso ao Suporte, é necessário estar com o plano ativo. 🙂