Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Você já conhece os Filmes Fotovoltaicos mais Finos e Leves do mercado de Energia Solar?

Outros

Você já conhece os Filmes Fotovoltaicos mais Finos e Leves do mercado de Energia Solar?

Escrito por em julho 30, 2019

É certo que o setor de Energia Solar vem crescendo rapidamente em todo o Mundo, com isso novos produtos constantemente são desenvolvidos com tecnologias revolucionárias.

Por isso, resolvi escrever esse artigo para te mostrar sobre um produto altamente inovador chamado de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, criados pela empresa mineira Sunew.

O que você vai aprender neste artigo:

  • O que são os Filmes Fotovoltaicos Orgânicos?
  • Quais as suas vantagens?
  • Diversas Aplicações (Cases)
  • Qual a importância dessa inovação?

Então, o que acha de conhecer sobre essa nova ideia sustentável? Abaixo temos um breve resumo desse artigo, não deixe de assistir e não se esquece de pôr um comentário sobre essa tecnologia!

O que são os Filmes Fotovoltaicos Orgânicos?

São filmes compostos por materiais orgânicos e não tóxicos que estão em abundância na natureza, são semi transparentes, flexíveis, leves, finos e podem gerar energia elétrica a partir da energia solar com uma excelente eficiência.

Durante sua produção, cada lâmina do filme recebe cinco camadas de nano folhas de polímeros que são condutores de energia. Eles, então, são impressos em um rolo plástico em um equipamento adequado.

Fonte: Sunew
Fonte: Sunew

Quais as suas Vantagens?

Agora que você já sabe sobre o que é o Filme Fotovoltaico Orgânico, também conhecido como OPV (Organic PhotoVoltaic), vou te falar sobre as vantagens desse novo material do mercado, te garanto que são inúmeras. Confere aí!

Sem dúvida o OPV é uma alternativa mais sustentável para geração de energia. Ele consegue liberar 20 vezes menos carbono em comparação com a tecnologia dos painéis solares fabricados com silício e, o diferencial é que, para cada metro quadrado desse filme, é evitado a emissão de 120 kg de CO2 por ano.

Vale ressaltar também que o processo produtivo do OPV tem a vantagem de possuir pequena demanda energética.

Outro ponto interessante é que os filmes podem ser customizáveis com diferentes formatos, tamanhos e cores, por exemplo, com tintas vermelha, verde ou azul. Imagina só poder adquirir um OPV da cor que você desejar, isso não é o máximo?

Fonte: ArcoWeb

Além disso, esses filmes dependem pouco da inclinação da incidência do sol e por isso são capazes de gerar energia mesmo com pouca iluminação sem reduzir sua eficiência, o que permite que eles possam ser utilizados em ambientes internos.

Sem contar que eles bloqueiam quase 100% das radiações infravermelho e ultravioleta. Uma adaptação incrível em relação às placas fotovoltaicas de silício!!

Diversas Aplicações (CASES)

Além de todas essas vantagens que você acabou de saber, o OPV tem também diversas aplicações interessantes!!

Eles são materiais que se adaptam à diversos tipos de superfícies e podem ser utilizados em estruturas urbanas, em toldo de carro, galpões metálicos, abrigos de ônibus e de várias outras maneiras.

Imagina você em uma parada de ônibus com bastante conforto térmico em dias muito quentes e ainda podendo carregar seu celular através desses filmes, não é demais? Uma solução muito inteligente em mobiliários urbanos!

Fonte: Sunew
Fonte: Sunew

Os filmes orgânicos podem ser também integrados à elementos da construção, como fachadas, coberturas e janelas, dando um visual diferenciado e agregando valor ao imóvel.

A Sunew vem desenvolvendo diversos projetos e instalações do OPV em lugares. Por exemplo, a sede da Natura em Cajamar (SP), onde foram instalados 2 mil m2 de painéis.

Vemos também esses filmes na sede da Petrobras em Salvador, onde a fachada possui alto isolamento térmico, tornando o edifício mais sustentável.

Petrobras, Salvador (BA)
Fonte: Sunew
 Natura, Cajamar (SP)
Fonte: Sunew

Outra utilização interessante do OPV pode ser vista no projeto OPTree, também da Sunew. Trata-se de uma árvore fotovoltaica que possui folhas de Filmes Orgânicos laminadas em vidro ou com policarbonato.

Esse mobiliário urbano é capaz de captar luz solar e gerar energia elétrica, transferindo-a para roteadores de internet, conexões de cabo USB e baterias nos próprios bancos.  E toda essa utilização da energia é de forma independente e sustentável!!

Fonte: Sunew
Fonte: Sunew

Não posso deixar, também, de comentar sobre os incríveis benefícios dessa árvore solar. Além de ser uma inovação que possui alta sustentabilidade, tem um design bem moderno, elegante e resistente.

Promove também conforto térmico e uma integração social diferente, permitindo que a população possa entrar em contato com esses mobiliários inovadores.

Já pensou em marcar de se encontrar com seus amigos em um ambiente assim? E ainda poder carregar seu celular a partir da energia solar? Uma ótima ideia não é mesmo?

Qual a Importância dessa Inovação?

Com tudo que aprendemos nesse artigo, sem dúvida podemos concluir que esses Filmes Fotovoltaicos Orgânicos tem uma grande importância na revolução de tecnologias que sejam capazes de cada vez ajudar a reduzir cada vez mais os impactos ambientais resultantes da emissão de gases do efeito estufa.

Além de serem sustentável, garantirem conforto térmico e conseguirem controlar a luminosidade, essa inovação no mercado solar aumenta as possibilidades para novas soluções de geração de energia mais sustentáveis e limpas.

Então o que você acha dessa ideia de produto que traz diversas vantagens? Me fala aqui nos comentários se gostou e se já viu o OPV em algum lugar na sua cidade.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

82 Replies to “Você já conhece os Filmes Fotovoltaicos mais Finos e Leves do mercado de Energia Solar?”

backstreets of hickory

Appreciate this post. Will try it out.

Thalita Soares

Thank you for your feedback , we appreciate it.
If you have some doubt, talk with us and we will help.
There’s others interesting articles about a lot of contents of solar energy, don’t forget to read them. They’re amazing.

Sidney gama de Araujo

Aqui em Maceió Alagoas, ainda não têm, mais imagino no centro da cidade representando os coqueiros do litoral.

Thalita Soares

Sidney, como OPV está se expandindo agora, a tecnologia ainda não está presente em todas as cidades. Mas com certezas tem diversas aplicações diferentes!

Altair Cabral

A cada dia que tomo conhecimento um pouco ma is a respeito da energia solar, fico admirado com as evoluções constantemente.
O mais importante é que tudo que já foi desenvolvido até hoje, não fica descartado ou sem valor. Ainda se pode dar continuidade no uso desses produtos já desenvolvidos.
Esta inovação nos painéis solares não é só um convite em produzir energia solar.
É sem dúvida uma parceria que vem beneficiar em todos os aspectos; desde à indústria, logística distribuição, até o consumidor final, é privilegiado.
Parabéns a todos envolvidos nos projetos de inovações na energia solar.
Estes benefícios vem para todos, sem distinção. o Planeta terra agradece e nos retribui com melhor estilo de vida para nós mesmos, em saber usá-lo.

Thalita Soares

Sensacional Altair suas palavras sobre a inovação no Mercado Solar. Com certeza tudo que já foi desenvolvido sempre será lembrado e reconhecido, e nossas expectativas é que cada vez mais essas tecnologias possam ajudar o meio ambiente e também revolucionar nossas ideias e atitudes sobre sustentabilidade!

Miguel Pereira Neto

Achei realmente fantástico esta tecnologia. vai revolucionar o mercado de energia solar. Excelente!!!

Thalita Soares

Sem dúvida Miguel é um produto sensacional!!!

Carlos Humberto da Silva

Sensacional, muito importante para desenvolver os projetos de energia solar

Thalita Soares

Com certeza Calos Humberto, OPV é uma incrível alternativa para projetos fotovoltaicos.

antonio

novas tecnologias revolucionando um mercado que cresce a cada dia. tenho certeza que o processo vai facilitar e muito para o crescimento do mercado.

Thalita Soares

Com certeza Antonio! Muitas inovações estão mudando nossa realidade.

R. Régio Machado Filho

Tenho o curso em enrgia solar; más essa tecnologia é um grande avanço para o setor solar e ecologicamente correto ! sim, conte com mais um passeiro.

Thalita Soares

Prezado Régio, o OPV sem dúvida é revolucionário, uma tecnologia inovadora.

José Félix

Bom dia.
Meu nome é José Félix
Gostei deste artigo como faço para conhecer filme fotovoltaico opv.

Juvenal pereirs

Muito bom e informativo

Thalita Soares

Prezado Juvenal, nós agradecemos seu feedback e ficamos felizes em ver que nosso objetivo de informar diversas pessoas está sendo atendido!! Qualquer dúvida é só entrar em contato.

José Ricardo Lia Fook

Eu tinha lido uma breve reportagem sobre OPV; lendo vosso artigo fiquei muito impressionado e gostaria de receber outras publicações e mesmo publicações de ofertas de empresas instaladas aqui no Brasil.

Thalita Soares

Maravilha José, adoramos essa interação de leitores como você com os nossos artigos e, claro, temos muitos outros diversos com temáticas diferenciadas que você vai adorar.

Oswaldo

Agradeço pela informação,achei interessante a matéria.

Thalita Soares

Maravilha Oswaldo! Nós temos diversos outros artigos interessantes e contéudos variados para você ler, se tiver alguma dúvida pode falar com a gente 🙂

Josué Alves Alcântara

Energia limpa, e de baixo custo é tudo que queremos. Onde e como posso ter acesso a essa tecnologia?

Thalita Soares

Josué, atualmente a empresa mineira Sunew é que lidera a produção do OPV, ela desenvolveu esse produto e vem aplicando ele em diversas soluções inovadoras.

Antonio Lira

Excelente informação, ouvi falar mas não conheço. Acredito que o custo ainda deve ser muito caro.

Thalita Soares

Antonio por ser uma tecnologia que ainda está ganhando mercado, o custo para obtê-la ainda é alto. Entretanto o OPV é nova geração das células solares e, por permitir uma maior integração social, em breve ficará mais barata.

José Roberto

Excelente artigo! Vislumbrando algumas ideias na aplicação deste produto!

Vamos em frente!

Thalita Soares

Show José Roberto, que bom que você gostou do nosso conteúdo, o OPV realmente é um produto incrível.
Nós apreciamos essa interação do leitor com os nossos artigos!! Não se esquece de ler outros para dar seu feedback 😉

hickoryfoodfactory.com

Just want to say your article is as amazing.
The clarity in your post is simply great and i can assume you are an expert on this subject.
Well with your permission let me to grab your feed
to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

Thalita Soares

We appreciate feedback as yours. We are very grateful that readers like our content.
We are available if you have any questions about the articles 😉

Célio Antonico Alves

Interessante o artigo e não ví ainda na cidade onde moro.
Achei muito interessante, pois fiz um pequeno curso de montador de placas fotovoltaicas.

Thalita Soares

Como o OPV ainda está em desenvolvimento Célio, é possível que ainda não haja uma aplicação em sua cidade, mas com certeza a tecnologia do OPV é um potencial para o futuro das placas fotovoltaicas.

volnir machado

show ! amei os sistemas finos e flexíveis acho que traz maior dimensão para projetos inovadores…

Thalita Soares

Com certeza Volnir! Fora as diversas aplicações diferentes que eles podem ter! Inovador mesmo.

Gilmar dos Santos

Sem dúvida, sensacional. Gostaria apenas que mencionasse alguns “inconvenientes”. Pois sabemos que nem tudo é perfeito. Parabéns a todos envolvidos.

Thalita Soares

Prezado Gilmar, agradecemos seu feedback. É muito bom ter leitores que interagem e dão opiniões que possam nos engrandecer cada vez mais!

Sidney gama de Araujo

Qual é a durabilidade e o preço.

Thalita Soares

Sidney a durabilidade do OPV ainda é objeto de estudo, mas a expectativa é que seja bastante similar aos painéis solares mais usado hoje em dia, por conta da sua nova tecnologia. Em relação ao preço, ainda possui um custo alto comparado às que usam silício. A vantagem é que é muito mais inovador!!

Ednelson dos santos

Gostei demais que tecnologia fantástica, cada dia que passa ficamos melhor.

Thalita Soares

Ednelson concordo totalmente com você! O OPV veio pra revolucionar o Mercado de Energia Solar.

Aparecido Donizete Romanzini

É muito bom saber que está tendo ou fonte de energia mais limpa e menos agressiva a natureza mas falou e não deu nenhuma informação sobre durabilidade é o k nós brasileiro mas preocupa Qnt vou gastar e qts tempo vou ser beneficiado.

Thalita Soares

Prezado Aparecido, O valor atualmente do OPV ainda está elevado por conta de ser uma inovação, entretanto o cálculo dos gastos depende muito de qual potência deseja instalar, o tamanho da área, a quantidade de filmes e vários outros fatores.
Sobre a durabilidade, estudos ainda estão sendo desenvolvidos e a expectativa é que possam durar tão quanto às outras tecnologias.

José Romeu Patriolino da Silva

fiquei impressionado com a tecnologia do opv , com certeza vai liderar o mercado de energia solar

Thalita Soares

Caro José com certeza o OPV é uma tecnologia revolucionária, pouco a pouco ta conquistando o mercado solar e se expandindo.

Alexandre Xavier

Tenho interesse em representar aqui na minha região. Como posso fazer?

Thalita Soares

Alexandre, a empresa atualmente que é líder na produção e desenvolvimento de projetos com OPV é a Sunew, uma empresa mineira, você pode tá entrando em contato com sua equipe para se informar mais detalhes sobre como tornar essa possibilidade real.

Antônio Alan

Achei o artigo excelente! Além de ser muito bem escrito. Interessante saber sobre essa tecnologia.

Thalita Soares

Nós agradecemos seu feedback Antônio Alan! Qualquer dúvida ou sugestão sobre outros artigos, pode entrar em contato conosco 😉

JOSÉ AMÉRICO DOS SANTOS

Realmente o segmento de energia solar cresce de forma exponencial. Acredito na evolução de nossa economia com o barateamento das fontes energéticas. Quem viver verá.
Parabéns pelo artigo

Thalita Soares

José Américo as fontes de energias renováveis, como você falou, estão crescendo cada vez mais e ,sem dúvida, sãos essas inovações que nós temos aderir em nossas vidas, para melhorar o futuro com mais sustentabilidade!

José Félix

Bom dia.
Meu nome é José Félix
Gostei deste artigo como faço para conhecer filme fotovoltaico opv.?

Antonio Vieira da Silva

Bom dia Meu Nome é Antônio Vieira, trabalho na empresa Solar Brazil Energias Renováveis, integrador de sistemas fotovoltaicos, Estamos na cidade de Arcos MG, Tenho um cliente que esta construindo um edifício, e tem grande interesse em usar uma fachada que seja toda em pele de vidro utilizando sistema de geração solar, gostaria de mais informações sobre o produto, para avançar nas negociações com este cliente. se for possível, gostaria inclusive de agendar uma visita à empresa de vocês para conhecer melhor e com detalhes.

Thalita Soares

Antonio para mais informações você pode entrar em contato com a gente pelo email: contato@institutosolar.com

Lauro Vieira

Com esta descoberta onde irá o nosso Silício? Mas, é assim, tecnologia e inovação foram criadas seguirmos em frente! Mais informações consultem o site da Sunew, valeu pela dica. Abs.

Thalita Soares

Isso mesmo Lauro, inovações vêm para revolucionar o mercado e nossas ideias. Mas com certeza a tecnologia com Silício não deixará de existir, sempre será uma referência.

Pedro Vasconcelos

Thalita, esse artigo ficou muito bom. Podemos ver inúmeras aplicações para isso. Parabéns pela explicação

Thalita Soares

Pedro nós agradecemos seu feedback. Realmente o setor de Energia Solar é impressionante!

Marcos Alberto Teófilo da Silva

Toda evolução que vem para agregar sem destruir é muito interessante .Obrigado por nos trazer conhecimentos .

Thalita Soares

Maravilha Marcos!! Ficamos gratos com seu feedback, qualquer dúvida entre contato conosco 😉

Adilson Ensina

Qual é o custo desse tipo de placa solar OPDe características técnicas (data sheet), e potencia (kvp) ?

Thalita Soares

Adilson, valores mais precisos sobre o custo, potência gerada, produção anual e mensal, e dados técnicos, você pode entrar em contato com a empresa Sunew, ela vai te informar mais detalhadamente essa informação, baseada em pesquisas e em aplicações que já temos pelo Brasil.

Ricardo Khichfy

Como aprender mais sobre essa tecnologia? Existe algum curso? No Rio de Janeiro tem algum escritório ou sede? Vcs estariam dispostos a dar palestra no Clube de Engenharia sobre o assunto?

Thalita Soares

Ricardo, atualmente a Sunew é empresa que mais divulga o produto pelo Brasil. Se for caso entre em contato com eles para se informar sobre esse possibilidade de uma palestra sobre o OPV. Afinal, todo mundo deveria conhecer essa inovação do mercado solar!

ademir

quem vende essa tecnologia no brasil

Thalita Soares

Ademir, a empresa mineira Sunew é a atual líder de produção e comercialização do OPV.

Adelar Pizzatto

Thalita, favor informar as seguintes características técnicas do OPV:
Densidade e Potência

Thalita Soares

Bom Adelar, características mais Técnicas e Específicas podem ser melhor respondidas pela própria empresa Sunew, você pode entrar em contato com eles pelo site.
Mas estimasse que cada folha plástica do OPV tem em torno de 40 watts de potência.

Marcos Muniz

Muito boa a informação. Mas é preciso saber quanto gera por m2, como varia a tensão com a temperatura, % de reflexão dos raios incidentes, enfim rendimento do sistema. Pode ser conectado diretamente ao inversor interativo?, controlador de carga? diretamente a baterias?Para gerar cerca de 400Wp precisa de quantos m2?
Desde já agradeço o seu artigo e estou a disposição para informações como essas. Muito Obrigado
Marcos Muniz

Thalita Soares

Prezado Marcos, como o OPV é um tecnologia recente, informações mais técnicas e detalhadas podem ser melhor explicadas pela própria empresa Sunew, através de seu site, que dará dados mais recentes e corretos. Agradecemos seu Feedback!!

Warley Motta

Excelente matéria Thalita !

Você tem o contato de algum fornecedor ou produtor no Brasil ?

Obrigado,
Warley Motta.

Thalita Soares

Prezado Warley, a empresa líder atualmente no Brasil em produção de OPV é a Sunew, você pode está entrando em contato com eles e solicitando orçamentos e mais detalhes.

Visitante Anônimo

Obrigado pelo artigo, bem descrito, bem explicado,
como o visitante espera.

Da uma passada na minha página também para me
conhecer, tenho algo muito bom para marketing
digital, você não faz ideia. Te aguardo.

Basta clicar ai no meu nome que esta como Visitante
Anônimo que você já vai para minha página.

Abraço.

Thalita Soares

Maravilha! Que bom que apreciou o conteúdo! Esperamos mais comentários.

pocket notebook for fountain pen

Thanks for your personal marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you
will end up an incredible author. I am going to make sure
that to bookmark your site and can come back someday. I would like to
encourage which you continue your great writing, have a nice afternoon!

Thalita Soares

Incredible! Thanks for you feedback.

dot grid notebook for bullet journal

I am certain this piece of writing has touched every one of the internet
people, its really really nice article on strengthening new weblog.

Thalita Soares

Thanks for your feedback!

Marcos

Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!

Thalita Soares

Fala Marcos! Que maravilha que gostou do Conteúdo! Espero que aproveite mais materiais do blog.

José Augusto Almeida Argolo

Olá Thalita,
Gostaria de saber se os projetos on grid residenciais tem viabilidade técnica com os filmes fotovoltaicos orgânicos; se sim, o payback esperado desse investimento e a vida útil estimada dos filmes.

Thalita Soares

Opa José! Sobre esse tema fizemos recentemente uma Live falando sobre essas novas tecnologias. Vale a pena conferir sobre a questão da viabilidade.

Reginaldo Gonçalves

Maravilha. Mas como instalar e como fica as conexões para o inversor?

Luis Carlos Pereira

Achei interessante e gostaria de mais informações: fornecimento, treinamento, etc