Que o Mercado de Energia Solar no Brasil está crescendo todos nós já sabemos, mas quais são as perspectivas desse setor no curto e longo prazo?
O Brasil tem uma das melhores posições geográficas no Mundo para se instalar Sistemas Fotovoltaicos e isso tem fomentado a ideia dessa energia sustentável por todo o país.
Mas e como está hoje a situação no Brasil e o que esperar desse mercado nos próximos meses, você sabe?
Confere aí essas informações para não ficar de fora do que está acontecendo na Energia Solar.
Perspectivas atuais do Mercado de Energia Solar
Muitas são as notícias e dados sobre a situação do setor solar, valores com excelente perspectivas para o nosso País.
Segundo levantamentos da ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, atualmente há mais de 79 mil sistemas fotovoltaicos instalados pelo Brasil.
Além disso, 4,8 bilhões de reais já foram investidos em projetos de geração distribuída. O que é incrível, não é mesmo?
Mas esses números não param por aí, este semestre de 2019, foi atingida a marca de 1GW de potência instalada de sistemas, um valor histórico no setor de energia solar.
Outro dado está relacionado a fonte solar fotovoltaica, que envolve a utilização da radiação solar para conversão em energia elétrica, ela representa hoje mais de 99,7% das instalações do País, em relação a outros segmentos da geração distribuída.
É possível notar então que são boas as perspectivas do mercado fotovoltaico. Até mesmo em relação à importação de módulos fotovoltaicos, em que houve um crescimento de 24% no primeiro semestre de 2019, com base no ano de 2018.
Outra situação que podemos esperar em relação ao mercado é o crescimento da energia solar em propriedades rurais.
Dados da ANEEL mostram que no primeiro semestre deste ano , foram produzidos 32.963 kWp, representando por volta de 86% do total que foi gerado em 2018.
Ainda segundo a ABSOLAR, o que tem também contribuído para a expansão do segmento solar é a queda do preço de instalação do SFV e do módulo fotovoltaico.
Além disso, as inúmeras possibilidades de financiamentos de projetos e instalação, favorecem também esse crescimento.
Pesquisas feitas pela Associação mostram que hoje no Brasil há mais de 93 mil Sistemas Fotovoltaicos conectados à rede, e isso soma por volta R$ 5,6 bilhões investidos desde 2012.
Mostrando que isso tem fomentado a ideia da sustentabilidade e beneficiado as economias regionais.
A energia solar é uma fonte alternativa que possui baixo impacto ambiental e que tem ajudado a diversificar a matriz energética do Brasil. Tudo isso melhora no desenvolvimento do nosso potencial solar, o que é maravilhoso não é mesmo?
E o que esperar a longo prazo?
Vimos alguns dados sobre como anda a perspectiva atual na energia solar no Brasil. Deu para você ver o quanto está crescendo e alavancando. Agora vamos falar sobre as perspectivas daqui pra frente. Acompanha aí.
A energia solar é um mercado ainda recente no Brasil, que começou a ser regulamentado em 2012 pela Resolução 482.
Desde então mudanças nas normas são elaboradas para fins de atualização em relação às mudanças recorrentes.
É por isso que você tem que buscar sempre atentar-se para as alterações nas regulamentações que irão surgir.
Por exemplo, este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está propondo revisões da REN 482/2012 em relação a regras utilizadas na micro e minigeração distribuída.
Essas mudanças poderão alterar o cenário drasticamente da Energia Solar no Brasil a longo prazo, em relação à economia, aos valores de equipamentos e investimentos no setor. Além de prejudicarem a segurança jurídica e regulatória desse segmento.
Vale lembrar que a diversificação da nossa matriz energética é extremamente importante para nossa evolução, pois geram novos empregos e negócios nos setores econômicos.
A utilização frequente da fonte solar tornou possível que diversas camadas da sociedade pudessem ter acesso a essas tecnologias sustentáveis, agregando inúmeros benefícios para o crescimento da consciência ambiental no Brasil.
Logo, devemos esperar que a Energia Solar cresça significativamente nos próximos anos no País, mesmo com as mudanças que podem ser feitas!!
Colocando em Prática as ideias do Mercado
Agora que você já sabe mais sobre como o Mercado de Energia Solar está hoje no Brasil, é hora de buscar se envolver ainda mais com esse setor.
E como você pode fazer isso?
Se informar sempre de novas pesquisas é muito importante, pois com certeza a fonte solar fotovoltaica irá se tornar cada vez mais estratégica no Brasil.
E se você é um empreendedor solar, vendedor de SFV integrador solar ou até mesmo um curioso sobre assunto do mercado, não pode ficar de fora dessa.
Então me fala aqui nos comentários o que achou dessas pesquisas sobre o mercado e o que você espera da energia solar a curto e longo prazo no Brasil!!!
Retrospectiva da Energia Solar 2019 : Saiba tudo que aconteceu
Modelos de Negócio na Energia Solar : Como vender onde a Concorrência não chegou
Bolsonaro se posiciona diante das mudanças propostas para o setor fotovoltaico
Neurovendas: Domine as técnicas mais modernas de Vendas de Energia Solar
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
A Guara Solar, pensa que ainda é cedo, uma vez que praticamente nem começou essa evolução de energia do sol. Se olhar para a matriz energética, já sofre um déficit mesmo sem o crescimento do PIB. Será um tremendo erro se ocorrer essa “ganancia” de impor empecilho em prol á arrecadação das grandes corporações. Como sugestão, sugiro que um baixo assinado deveria circular em todo o território Nacional, esclarecendo os benefícios e a intervenção do marco regulatório.
Olá Guarasolar, já existem alguns abaixo assinado circulando pela Internet. Você pode procurar um que possa se enquadrar em seus ideais.