Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Energia Solar: 2 formas de conseguir um emprego

Carreira

Energia Solar: 2 formas de conseguir um emprego

Pedro Vasconcelos
Escrito por Pedro Vasconcelos em fevereiro 14, 2019

O que você vai aprender nesse artigo

A procura por empregos no setor de energia solar vem crescendo absurdamente nos últimos 3 anos. Por isso, decidi conversar com integradores espalhados por todo o Brasil para entender a melhor forma de conseguir uma oportunidade de emprego nesse ramo.

Nesse artigo você vai aprender um pouco mais sobre:

  • Entender a realidade do mercado
  • 2 formas de conseguir um emprego

Entenda a realidade do mercado

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de geração de energia distribuída. O mercado de energia solar, ainda muito fraco antes de 2013, passou a crescer mais fortemente em 2015 e desde então vem evoluindo bastante.

Esse setor ainda é infinitamente grande no Brasil, a demanda e a procura por profissionais qualificados são crescentes, principalmente por aqueles que possam projetar e instalar sistemas com qualidade visando maximizar a produtividade e a segurança.

Estima-se que em 2024 existam mais de 1 milhão de sistemas instalados no Brasil enquanto que em 2016 esse número não passava de 5 mil. O momento para investir em uma carreira e aprender sobre energia solar é o mais propício e os profissionais que tiverem uma boa formação e se dedicarem ao setor poderão aproveitar dos frutos desse crescimento.

O MERCADO DE ENERGIA SOLAR TEVE CRESCIMENTO RECORDE EM 2018, E CONTINUARÁ CRESCENDO EM 2019.

O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar. Devido as constantes secas, crise de energia no setor elétrico, aumento da conta de luz e a demanda pela diversificação da matriz energética no País, o mercado de energia solar teve crescimento recorde em 2018 e deve começar 2019 com perspectiva de crescer 300%. Segundo estimativas do governo, a tendência é que este mercado movimente U$ 100 bi até 2040.

Como você pode ver, não faltam motivos para começar a se preparar para esse mercado hoje mesmo. Muito bem, se você está decidido a entrar para esse setor chegou a hora em que eu vou te mostrar como fazer isso.

As 2 Formas de entrar no mercado de energia solar.

Costumo dizer que existem basicamente 2 formas de entrar no mercado de trabalho, seja no setor solar ou em qualquer outro. A primeira é a forma passiva e a segunda é a proativa. Para que fique mais claro, vou diferenciar aqui para você um candidato passivo de um proativo.

Candidato Passivo

Em resumo, a busca passiva por uma oportunidade de emprego se limita a procura de uma vaga em aberto. Nesse caso o candidato prepara seu currículo e inicia seu trabalho de garimpagem.

Após cadastrar seu currículo em algumas dezenas de sites de empregos, ou fazer algumas visitas a instituições de cadastro de trabalhadores ele espera ansiosamente o retorno de seus empregadores em potencial.

Seu trabalho acaba no momento em que o cadastro é realizado e a partir disso ele aguarda passivamente pela oportunidade de trabalho. Quando o retorno é positivo o candidato é convidado para uma entrevista, em geral em grupo, e tenta pleitear uma vaga que normalmente tem grande concorrência.

Apesar desse modelo não parecer tão eficaz, é importante que você execute esse processo, porém não fique apenas na espera, seja também um candidato proativo.

Candidato Proativo

A grande maioria dos Brasileiros buscam oportunidades de emprego apenas de forma passiva. Vou te apresentar agora um modelo simples, porém eficaz para conquistar uma vaga de emprego no setor solar, e o melhor de tudo é que você é quem vai dizer quais são os requisitos da vaga que você procura.

A busca proativa por uma oportunidade de trabalho exige que você saia da sua zona de conforto e é exatamente essa atitude que irá provar o seu diferencial diante do seu novo empregador.

É provável que você não esteja acostumado com esse formato e talvez até não dê muita credibilidade. Ele exige que você faça o que a maioria não faz, e é exatamente aí onde está seu maior desafio.

Para você entender melhor, preciso que você leia a história do meu servente de pedreiro.

A história do meu servente de pedreiro

Em Janeiro de 2019 precisei fazer uma pequena reforma na minha residência. Eu havia me mudado recentemente para aquele bairro e ainda não tinha muitos contatos. Pedi a um colega vizinho que indicasse um servente de pedreiro daquela região que fosse de confiança.

O primeiro “candidato” indicado trabalhou apenas um dia na obra e irresponsavelmente não retornou no dia seguinte. O segundo indicado não estava disposto a negociar o valor comigo e acabou nem iniciando o serviço.

Quando eu já estava quase desistindo, passa em frente a minha casa um senhor humilde em sua bicicleta monark de barra circular perguntando se havia uma oportunidade de trabalho naquela obra.

Ele disse que ao ver uma movimentação de caminhões carregando areia, cimento e pedras para aquela região decidiu aproveitar os indícios e “tentar a sorte “. Após fazer uma “breve entrevista de emprego ” e entender a procedência daquele homem, fechamos um acordo. Eu tinha o servente que procurava e ele encontrou o serviço que lhe faltava.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DO SERVENTE E UM EMPREGO DE ENERGIA SOLAR?

É bem simples. O servente, mesmo sem saber, fazia uma busca proativa por uma oportunidade de trabalho (ainda que temporário) e acabou conseguindo o que queria.

Os 2 lados da moeda da energia solar são

  • Uma empresa em busca de profissionais qualificados e capacitados;
  • Um profissional em busca de uma empresa séria que valorize seu trabalho;

A busca proativa por uma oportunidade não espera a existência de uma vaga em aberto, não conta com a sorte de ser chamado nem gera ansiedade desnecessária. Mesmo sem vagas em aberto a realidade é que boas empresas estão SEMPRE em busca de bons profissionais, você só precisa ser “descoberto ” por elas.

Para isso costumo dar 4 dicas para quem quer fazer uma busca proativa de emprego no setor solar, são elas:

  1. Use seu networking e entre em contato com amigos e colegas que possam te ajudar nessa jornada. É bem provável que alguém na sua rede de contatos conheça alguém que trabalhe nesse ramo.
  2. Toque a campainha. Selecione e visite algumas empresas com seu currículo em mãos, apresente-se e coloque-se a disposição para trabalhar para aquela empresa. (Exige coragem e um pouco de cara de pau).
  3. Faça parcerias. Além das oportunidades convencionais de carteira assinada, existe também a possibilidade de você trabalhar como parceiro comercial de empresas integradoras. Essa modalidade de parcerias tem se tornado bastante comum entre integradores.
  4. Persista. Mantenha-se firme nos seus objetivos e não desista antes de conseguir. Esse processo não é fácil, porém as chances de sucesso são altas. Quando você está disposto a fazer o que poucos fazem, você também conquistará o que poucos conquistam.

Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto eu fiz um outro artigo mostrando quais são as 4 atitudes para trabalhar com energia solar ainda esse ano. Não deixe de ler.

E você?

Gostou desse artigo? Fala pra mim aqui nos comentários que tipo de candidato você é e como você pretende começar sua busca por um emprego no mercado de trabalho solar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *